Criado em setembro de 2022, o PEMAC-UnB avança a investigação sobre a história militar na Antiguidade Clássica e sobre a recepção do pensamento militar antigo na tradição textual bizantina e em obras de historiadores do século XIX. Almeja, ainda, a formação de quadros na Universidade de Brasília (UnB) desde a iniciação científica e conta com a colaboração de uma pesquisadora da Universidade da Basileia e de dois professores da Universidade de São Paulo (USP), além de dois correspondentes estrangeiros.

 

Linhas de Pesquisa:

 

História militar no mundo grego antigo e sua recepção na tradição textual bizantina e na historiografia oitocentista

Esta Linha de Pesquisa se concentra nas fontes gregas do período clássico e tardo-clássico, especialmente Tucídides, Xenofonte e Enéas, o Tático, e em sua recepção em fontes bizantinas e autores do pensamento histórico moderno.

 

Pesquisadores: Breno Battistin Sebastiani (USP), Camila da Silva Condilo (UnB) e Henrique Modanez de Sant'Anna (UnB). Correspondentes estrangeiros: Maria Mavroudi (Berkeley) e Matthias Haake (Bonn).

 

História militar no mundo helenístico-romano e sua recepção na tradição textual bizantina e na historiografia oitocentista

Esta Linha de Pesquisa se concentra nas fontes greco-latinas do período helenístico-romano, especialmente Eliano, o Estrategista, Políbio, Júlio César, Plutarco e Arriano, e em sua recepção em fontes bizantinas e autores do pensamento histórico moderno.

 

Pesquisadores: Breno Battistin Sebastiani (USP), Gilson Charles dos Santos (UnB), Henrique Modanez de Sant'Anna (UnB), Lyvia Baptista Wilhelm e Marcelo Rede (USP). Correspondentes estrangeiros: Maria Mavroudi (Berkeley) e Matthias Haake (Bonn).